Quando o frio começa, a pele dá os primeiros sinais de sofrimento. Principalmente para quem tem a pele menos oleosa, é comum ocorrer descamação, rachaduras e ficar com um aspecto pouco saudável. Isso tudo acontece porque neste período do ano a umidade do ar fica mais baixa.
Durante o inverno percebemos que nossa sua pele fica mais sensível, com um toque um pouco mais áspero e com maior ressecamento. Isso acontece porque quando a temperatura cai, é comum também que mudemos alguns hábitos, como beber menos água e tomar banhos mais quentes, afetando diretamente a hidratação da pele e deixando-a mais vulnerável. Por isso, devemos adquirir novos hábitos para passar pelo inverno com a pele mais hidratada e saudável.
As recomendações a seguir são válidas para homens e mulheres:
- Tomar banhos de curta duração e com água morna. A água muito quente traz conforto, mas resseca demais a pele;
- Ingerir aproximadamente 2 litros de água por dia. O mais correto seria calcular 35ml por kilo de peso. No início parecerá difícil, mas o hábito acaba virando rotina;
- Manter a pele hidratada, utilizando produtos cosméticos específicos para cada tipo de pele;
- No momento de hidratar o corpo, não se esquecer das extremidades - mãos e pés. Essas regiões produzem uma quantidade menor de óleo por possuírem poucas glândulas sebáceas, tornando-as mais vulneráveis aos danos causados pelo frio;
- Ao encontrar alterações de pele ou se a mesma estiver avermelhada ou extremamente ressecada, mesmo com todos esses cuidados, o correto seria procurar um Médico Dermatologista.
Atualmente é possível manipular hidratantes personalizados, específicos para cada tipo de pele, adequando às necessidades individuais de cada pessoa.
Os ativos hidratantes disponíveis no mercado magistral evoluíram muito. Alguns são obtidos por processo de nanotecnologia, otimizando a penetração do mesmo nas camadas mais profundas da pele e muitos garantem hidratação por períodos superiores a 24 horas.
Fonte: Caroline Sarkis – Farmacêutica e Cosmetóloga